sábado, 13 de outubro de 2007

Começo da História!

Olá pessoal!! Esse é o primeiro post do blog e espero q vá para frente!!
Como já deu para perceber, esse é um blog de História, isso mesmo História, a matéria escolar mais odiada da maioria dos alunos rs.
Aqui irei relatar fatos, personagens, eventos, análises com cunho histórico de um jeito irreverente e que nao te faça dormir rs.

Bom...como toda história tem um começo, nada melhor que começarmos a falar da Pré-História, um período interessante e cheio de mudanças.

A pré-história foi o período onde não havia a escrita, por volta do ano de 4000 a.C. A Pré-História é dividida em 2 períodos que tenho certeza que você já ouviu falar:

1.Paleolítico.
2.Neolítico.

Vamos Começar pelo Paleolítico.

O período Paleolítico, mais conhecido como período da pedra lascada, foi onde surgiu o homem e a revolução agrícola.
No período paleolítico o homem vivia em hordas, tambem conhecido como bandos, que são aglomerações sem líder e sem organização.
Basicamente viviam da caça, da pesc
a e da coleta de frutos, porém quando acabavam esses frutos e a caça ia de mal a pior, esse bando se mudava para um outro lugar onde havia abundância de alimentos e água, mostrando assim, uma das maiores características do período: o Nomadismo.
Palolítico é um período que não há a proprieda
de privada, e como viviam numa anarquia (sem estado, sem líder, sem leis) o que regia era a lei do mais forte, onde tudo se resolvia no tapa.
No período surgiu os intrumentos de pedras lascadas como facas e lanças, porém, a principal arma era o Arco e Flecha.
Revolução Agrícola: A revolução agrícola soi o momento em que o homem domestica as plantas e os animais. A partir desse exato momento, o período Paleolítico fica para tráz, dando espaço para o o peíriodo...

Neolítico:

O período Neolítico significou um avanço extraordinário na vida dos homens. A partir desse período, o homem passa a viver da agricultura, se tornando Sedentário.
O néolítico representa também o surgimento da preciosa Propriedade Privada e da divisão de trabalho por sexo ( o homem fazia o trabalho pesado e a mulher cuidava da família e dos afazeres domiciliares)
Surgiu também a cerâmica e a religião, que servia de explicação para tudo, como por exemplo as estações do ano, elementos naturais e chuvas e secas, um exemplo:
Um grupo de agricultores passa por uma situação muito dicifil, onde o tempo está muito seco e a suas plantações não geram alimentos. Um cidadão, tentando achar uma resposta a isso tudo se reúne com os agricultores e diz:
-Meu deus está muito furioso, por este motivo não conseguimos colher nada. Vamos agradá-lo, sacrifiquem esse homem como oferenda.
Essa situação acontecia muito na civilização Maia, primcipalmente entre os anos 900 e 200 a.C, mas isso fica para depois.



E aí?? ainda está acordado?
Tem alguma sugestão, critica ou quer abordar algum assunto nesse blog??
Deixe um comentario, afinal esse blog é a cima de tudo democrático.

Até mais!!


12 comentários:

Anônimo disse...

adorei o blog é a historia contada de uma forma diferente.

Anônimo disse...

adoOorei a história ela é muito enterassante porem, ela tem alguns erros

por exemplo:primcipalmente
se escreva com n assim principalmente


entre tanto eu acho que a pessoa que escreveu podia prestar um pouco mais de atenção e ler o texto novamente

Romano disse...

Respondendo.
Obrigado pelo comentario, o fato do "primcipalmente" foi um erro de digitação mesmo, pode reparar que o "m" fica logo ao lado do "n" no teclado, não passou de um esbarrão. Assim como o "entre tanto" no seu comentario pois o correto é entretanto.rs
Já recebi vários comentario no meu email sobre este texto e como ele ajudou em alguns trabalhos escolares, espero que ao menos essas pessoas tenham corrigido este pequeno erro rs.
Grande abraço.

Anônimo disse...

ameiiiiiiiiiiii, agora eu imtemdi ... lia, lia, e lia mas por acaso encontrei esse blog procurando imagens para o meu trabalho e fiquei curiosa para ler, ate que me surpreendi com oq li, maravilhoso enquanto lia 10 pags de um livro para entender pre historia com 1 pag do blog eu entendi tudo . Criador desse blog mto obrigado , agora vou espalhor para todos os meus amigos

Romano disse...

Obrigado pelos elogios! A intenção do Blog é essa, tentar passar algum conhecimento de uma forma um pouco diferente e se a pessoa gostar vai atrás do livro para um conhecimento mais prifundo.
Agradeço pelo comentário, isso me incentiva a criar mais artigos para publicar.

Anônimo disse...

oi,eu sou a pessoa do comentario do dia 5 de março.
por acaso vc é professor?

É que vc explicou tão bem e se for professor ou não vai uma dica: coloque no seu blog sobre os incas,maias ,egípcios,persas... É pq eu vou fazer um trabalho sobre eles daqui algumas semanas bjs obrigada

Romano disse...

Sou professor voluntario.
Eu posso tentar achar alguma coisa interresante por aqui, mas vou te dar umas dicas gerais para um trabalho bem feito:
Tente reunir informações sobre o periodo anterior ao surgimento do império, como se deu o surgimento, apogeu e por fim o declinio. Nao se esqueça tb da politica e economia. Fale também de algumas curiosidades, como por exemplo os egípcios naquela época já realizavam pequenas intervenções cirurgicas no cérebro entre outras coisas.
Tente ler, entender e passar o que vc entendeu para o papel. Isso demonstra que você não foi na internet copiou e colou,isso eu garanto que pode parecer besteira mas o professor percebe quando o aluno teve realmente trabalho para fazer.
E não esquecer da bibliografia.
Grande Abraço.

Anônimo disse...

Romano =vs= Anônimo

vocÊs vom lutar que dia?

Romano disse...

Creio que em poucos dias...está dificil arrumar tempo para criar os artigos de quailidade...agora estou tentando arrumar o layout do site complica um pouco mais...acho que em alguns dias tudo vai voltar a normalidade.

Anônimo disse...

ameii,nesse texto está todas as informações que precisava...pro meu trabaho de historia ( PRE - HISTORIA)

Anônimo disse...

alguem tambem teve trabalho de história sobre a pré-história

Lucelia disse...

O melhor sistema de TV HD www.tvhd.com.br