quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cruzadas Capítulo 2: Cristãos e Muçulmanos

Olá pessoal! Tudo ok???

Hoje vou continuar a saga das Cruzadas, no post passado falei sobre os Lugares Santos, enatão, se voce está começando a ler o blog por este post da uma abaixadinha na barra de rolagem e leia o capitulo 1 antes rs.

Capítulo 2:
Cristãos e Muçulmanos.

Bom, vou falar hoje dos Cristãos e dos Muçulmanos.
Mesmo a distãncia que separa a Europa Ocidental da Terra Santa, milhares de peregrinos faziam longas e arriscadas viagens para chegar até lá. Alguns iam antes a Roma, visitar os lugares sagrados de lá e em seguida partiam de algum porto italiano para a Palestina, mas as pessoas mais pobres faziam esse caminho todo á pé!
Na jornada, os peregrinos corriam diversos riscos. Alguns se perdiam , muitos eram assaltados e até mesmo morriam nas estradas. E apesar de tudo isso, milhares de pessoas se empreendiam a viagem.
Em +/- 638 d.C, os árabes, de fé islamica, tomaram jerusalém e a Palestina. Por séculos essa ocupação nao criou grandes problemas para os cristãos, pois os árabes deixavam que eles entrassem e partissem livremente.Porém, em 1071, a Terra Santa foi capturada pelos turcos, também muçulmanos, que passaram a se mostrar hostis aos cristãos. Em consequencia, entre 1095 e 1291 os cristãos organizaram as crizadas, várias expedições de guerra para expulsar da Terra Santa os "infiéis".

Os Bizantinos e os Turcos:

Na sua expansão, os turcos travaram uma longa guerra com o Império Bizantino, o grande reino cristão com sede em Constantinopla. Em 1071, ao mesmo tempo que tomaram Jerusalém, impuseram uma grande derrota ás tropas bizantinas.(isso mostra como os turcos tinham um império muito forte na época).
A partir daí, o enfraquecido Império Bizantino pouco pôde fazer para impedir a expansão turca, até que em 1095, o Imperador Aleixo Comneno pediu ajuda ao papa Urbano II para lutar com seus inimigos e reconquistar a Terra Santa.

->Guerra aos Infiéis!!

O papa Urbano II obviamente respondeu ao apelo do Imperador Aleixo. No mesmo ano, encerrou um concílio dos bispos em Clermont na França com um apelo aos cristão, ricos ou pobres, para que empunhassem armas e expulsassem os turcos infiéis.
Todo esse alvoroço religioso espalhou-se por toda Europa.
As pessoas acreditavam que o cristianismo estava em perigo e que defendê-lo era vontade de Deus. O papa Urbano havia prometido que todas as pessoas que partissem para a luta teriam seus pecados perdoados e iriam para o céu após a morte, porém séculos de guerra estavam para começar.

->Cruzados

Os cavaleiros que em 1095 atenderam ao chamado do papa para fazerem parte de uma expedição á Terra Santa escolheram como símbolo uma cruz pintada na armadura ou bordada as vestes. Por isso foram chamados Cruzados. Eles seriam os guerreiros da cruz, os defensores do cristianismo. Dizia-se que as pessoas que partiam numa crizada haviam "tomado a Cruz".



Muito bem, finalizando o capítulo 2 da saga.
No próximo capítulo vou dar uma pincelada no que foi o Império Romano, falar da Cruzada dos Mendigos e falar também quem foi Pedro, o Eremita.
Até lá!!

Nenhum comentário: