segunda-feira, 19 de maio de 2008

A Guerra Fria dentro de nossas casas.

Muitos que lêem o blog não viveram no período conturbado que foi a Guerra Fria (1946-1991) que teve seu início no final da 2ª Guerra Mundial e se estendeu até o fim da URSS.

A Guerra Fria ficou famosa pela pressão psicológica de uma possível guerra nuclear, o que não aconteceu, porém a ameaça era enorme.

Mas voltando ao assunto desse texto...A Guerra fria foi difundida por inúmeros meios de mídia que incluem Quadrinhos, filmes e até Vídeo-Game.

Capitão América

Pra começar vamos falar de Capitão América. Quem nunca leu um gibi do Capitão América? Confesso que não sou muito fã dele mas é interressante como na época foi difundido a supremacia dos EUA pelos quadrinhos. Só pelo uniforme de nosso herói já sabemos de que lado ele está, o lado dos “bonzinhos”. Agora sobre os vilões, o que mais chama a atenção é o Caveira Vermelha. Nossa, esse “vermelha” te remete á algum país comunista? Essa disputa entre EUA e URSS, do bem contra o mal está muito claro e se não prestarmos um pouco de atenção acaba passando despercebido. O inter

essante desse caveira vermelha é que não foi somente UM caveira vermelha mas sim TRES, sendo os 2 primeiros NAZISTAS e último era COMUNISTA. Ok isso ta na cara.

Nessa foto o Capitão América matando o Caveira Vermelha. Vitoria dos EUA!

Street Fighter

Mais uma vez a disputa. Quem nunca jogou é capaz de ficar um pouco confuso mas irei colocar fotos para ilustrar meu pensamento.

Alguém aí lembra do russo que mais parecia um ogro com canelas peludas,chamado ZANGIEF Aliás, ame-o ou deixe-o não tem meio termo com o nosso comunista aqui.

Levava sempre a fama de ser o vilão, até pelo seu porte físico e sua cara fechada.

Mas no outro lado tínhamos o Guile, um norte americano militar um baita clichê! Mas o interessante mesmo são os cenários! No caso do Zangief, sua casa era um tipo de indústria onde há inúmeros trabalhadores, típico comunismo, e o cenário do Guile era uma base aérea com o símbolo da USAF no chão!



Sonic e Robotnik

Robotnik aparece em 1991, quando o fim da URSS é anunciado. Coincidentemente o jogo do Sonic the Hedgehog você tem que matar nosso cientista maluco com sua roupa vermelha. Legal né? Coincidência? Não!

Desde pequenos, quando nem sabíamos o que era guerra fria ou onde ficava EUA ou URSS já vínhamos programados para saber que o vermelho é mau e que os EUA são os heróis da história.



Existem ainda muitos outros exemplos, eses são os mais famosos. Se alguem lembrar de mais algum, por favor, comente!

Um comentário:

Daniel Felipe disse...

Mario parece com o Stalin
e o Luig parece com o Lennin
hehaha