quinta-feira, 27 de março de 2008

A história por trás de Cuba x EUA.

Acho que todo mundo sabe do anti-americanismo que existe até hoje em Cuba, mas poucas pessoas sabe a que se deve todo esse rancor.
Vou explicar:

Em 1989 começa o processo de independência de uma minúscula ex-colônia espanhola, Cuba.
Cuba não era uma das colônias mais ricas, aliás, era pobre e enfraquecida, então para tentar um processo de independência sozinha seria praticamente impossível. Por isso Cuba, assim como vários países latino americanos, necessitava de ajuda externa para arcar militar e financieramente sua independência, e tal ajuda não seria de outro país se não os Estados Unidos da América.
Aliás, os EUA fizeram uma coisinha muito legal para ter um motivo para guerrear contra os espanhóis. Simplesmente pegaram um navio de sua frota, encheram de escravo e explodiram, colocando a culpa nos espanhóis!
Bom, voltando...Cuba já independente, passa agora por uma relação de dependência com os EUA.
3 anos depois, como todo país Independente, Cuba faz a sua 1ª Constituição. Em mais de 300 páginas tem um pequeno artigo de 3 linhas que define o que acontece atualmente.
Esse artigo, chamado Emenda Platt, garante aos EUA direito de intervenção na ilha sempre que seus interesses forem ameaçados.
Na década de 1920 o PIB cubano se dá 90% pelo turismo estado unidense, ou seja, dependia dos Estados Unidos absolutamente, e na época Cuba era a zona dos Estados Unidos, tanto que em 1920 Fulgêncio Batista (Ô nome) que assume o poder e fica até 1959 é um cafetão que recebia ordens dos EUA.
Em 1959 ocorre a Revolução Cubana liderada por Fidel Castro e Che Guevara. Os dois reúnem um exército popular e derrubam o governo de Fulgêncio e assumem com uma plataforma Anti-Americana.
Ao contrário do que muitos pensam e o que a história as vezes distorce, a Revolução Cubana não era uma revolução comunista, isso acontece mais tarde.
A Revolução aconteceu em um momento específico da história mundial, durante a Guerra Fria
Na época, se você era Anti americano, a URSS se aproximava. Se você era Anti Comunismo os EUA se aproximavam. Foi aí que inicia-se uma aproximação da URSS com Cuba.
Em 1961 Ocorre uma invasão da Bahia dos Portos, perto de havana, com o objetivo de derrubar Fidel. Óbvio que era um ataque planejado pelos EUA, mas a invasão foi um fracasso. É aí que começa uma aproximação ainda maior entre Cuba e URSS.
Em 1962 a URSS instala mísseis nucleares em Cuba, com alcance em todo territorio americano.
Esse momento foi muito importante, pois foi o momento da história onde houve o maior perigo de uma guerra nuclear. Deixe-me abrir um parentese para uma curiosidade, tanto na Casa Branca como no Kremlin haviam um telefone vermelho que se caso tocasse, seria para declarar guerra, aí já era, porém por causa desse momento JFK ligou para o Kremlin ordenando que tirasse imediatamente os mísseis de Cuba, isso gera a crise dos Mísseis, que no final a URSS cede e retira os mísseis, em troca dos EUA se comprometerem nunca invadir Cuba.
Após isso houve um embargo comercial total a ilha onde os Estados Unidos e seus amiguinhos e principalmente os que queriam ser, cortaram totalmente as relações comerciais com a ilha. Só agora, que Raúl Castro assumiu o poder, Cuba começa a iniciar algumas relações...aliás só agora que está permitido a compra de CDs.
Cuba agora enfrenta um processo nunca vivido antes, só o futuro poderá dizer o que acontecerá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto!
Ah, e a indepêndencia de Cuba foi em 1898, não em 1989.
Obrigado.
Ellen Pontes.

Adriano disse...

Muito bom,
Na verdade ñ é qu ñ se podia comprar CD's ou computadores etc...
Cuba sofre com o enbargo economico
sustentado pelos EUA, dificilmente consegue importar e exportar, entede-se que a importação de equipamentos consumam energia como tv´s lavadouras, computdores para uso pessoal "os centros academicos cubanos oferecem equipamentos de alta tecnologia, para uso academico" se esses produtos fossem liberados para compra e uso individual, haveria um colapso no abastecimento de energia pois os EUA não os permite modernizar sua infra estrutura eletrica (produção, distribuição);Isso tudo sem contar que a prioridade para o Governo é a alimentação, saúde e educação.

Meios de comunicação afirmam que Cuba é sustentada por cubanos dos EUA;
Cuba desponta como uma das maiores exportadoras de vacinas, remedios. São muitos os americanos que procuram a ilha pra tratarem de doenças, porque ñ conseguem pagar o tratamento nos EUA.

Sicko, documentario de Michael Moore.