sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Fique por dentro: KOSOVO

Acho que todo mundo ouviu falar, nessa semana, de Kosovo mas poucos sabem da história Geo-Política que há atras desse novo país.
Para começar já vou avisando que nós ainda vamos ouvir muito sobre Kosovo nas proximas semanas/meses.
Bom o melhor jeito de começar é mostrandos alguns dados sobre Kosovo:
-Kosovo Fica na região das Balcãs e era parte da antiga Iuguslavia.
-Capital: Pristina
-População: Aprox 2.3 Milhoes
-Área: 10887Km² (Sergipe tem 21910Km²)
-Composição étnica:
88% Albaneses (guardem esse dado pois ele é a chave do que acontece atualmente lá)
8% Servios
2% Guranis
1,5% Arrumanis
0,5% Turcos

Levando em consideração que Kosovo ficava na Iugoslávia, Kosovo é formada por uma etnia minoritária na Servia, os Albaneses. É um separatismo étnico ou seja, a população de Kosovo é relativamente homogenea (88%albaneses) e esse separatismo provem de um sentimento de identidade étnica/religiosa, pois na Sérvia a maioria da população é ortodoxa e em Kosovo a maioria é Muçulmana.

Questão dos Balcãs

Tudo começa em 1919, após a 1ª Guerra Mundial, quando o País Iugoslavia é criado com o 'simples' objetivo de servir como divisória entre a Rússia e a Turquia, qua haviam sido inimigos na guerra.
Só que pelo simples fato de criar a Iuguslávia 7 Etnias diferentes, com identidade e NÃO miscigenadas, ou seja, cada um ficava em seu canto, passava agora a conviver em um único país. Conclusão: Os caras colocam 7 etnias que não se bicam para morar na mesma casa...o que poderia acontecer? merda é claro!
Isso gera conflitos étnicos e acaba levando á guerra civil com ocorrencia de Genocídios, que é nada menos que um prcesso de limpeza étnica ou seja, Extermínio, políticas de extermínio das minorias.
A Iuguslávia só consegue sobreviver com o apoio da União Soviética, mas em 1991, ela se enfraquece pois neste ano marca o fim da União Soviética e o começo do processo de fragmentação da Iugoslávia.
Com o fim da Iugoslávia surge 7 países (7 etnias...7países...que coincidencia).
Em Junho de 1991, separação da Croácia e Eslovênia
Setembro de 1991, separação da Macedônia
Outubro de 1991, é a vez da Bósnia Herzegovina.
...epa, vamos fazer um link com esse acontecimento. Entre 1991 e 1995 aconteceu a Guerra da Bósnia ( quem tem mais de 25 anos lembra.) onde morrem, ao total, 250 mil pessoas! e a OTAN liderada pelos Estados Unidos e seu imperalismo descarado, garante a separação da Bósnia. Mas porque com os outros países houve repressões, mas com a Bósnia o negocio ficou feio e até os Estados Unidos através da OTAN precisou 'intervir'?
Simples! Porque a Bósnia era a região mais rica da Iuguslávia e eles não queriam perdê-la e os Estados Unidos não queriam perdê-la tambem, e viu a grande oportunidade de ajuda-los na
separação, garantindo assim 85% da exportação da Bósnia e preços MÍNIMOS, típico imperialismo do século 19.
Em 1999 acabou a palhaçada e a Iugoslavia decretou seu fim oficial. Surge a Servia e Montenegro, que em Maio de 2006 se separaram também, aliás, a única separação amigável. E agora em Fevereiro Kosovo anuncia separação.
Mas ainda há uma região que faz parte da Sérvia, que se chama Vojvodina, e não se espantem caso ouvirem notícias de mais uma separação nos próximos meses/anos.
Bom, Kosovo anunciou a independencia, mas oque adianta um país pobre e sem população não ser reconhecido pelos outros países? Com relação a isso, os países se dividiram em relação a isso.
Quem apoiou: EUA, Inglaterra, França, etc.
Quem foi contra: Espanha, Rússia, Sérvia, China, etc

Alguem nota alguma semelhança entre os países que não apoiaram?

TODOS os países que foram contra tem em seu território minorias étnicas que querem separação! E a independencia de Kosovo não seria mais que um exemplo para as minorias étnicas que se encontram neles, lutarem ainda mais pela separação. Aí eles estão ferrados!

Quem nunca ouviu falar do ETA da espanha, grupo terrorista SEPARATISTA que quer separar o País Basco da Espanha, ou a história da Tailandia, que tem independencia reconhecida por metado do mundo menos da China, mesma situação do tibet que quer independencia mas não passa de uma 'região autonoma' para a China.

Ia me esquecendo, levanto uma hipotese de Kosovo, futiramente, anexar seu território ao da Albania(lembra dos dados?88% albaneses), pelo simples fato de que, como um país miserável, sem população iria sobreviver? Kosovo era a região mais pobre da Sérvia!

Tudo isso é a origem do conflito em torno da questão. Não é apenas assinar o papel e declarar independencia, há muita coisa por tras disso tudo.
Espero que quem teve paciencia de ler tudo isso tenha uma visão diferente do que acontece atualmente.

Abraços e até a proxima!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá querido queria dar os parabéns pelo texto da Pré História, me ajudou a entender bem melhor e eu tirei 10 no meu trabalho que basiei nesse seu texto, e me perdoe roubei suas imagens, meu nome é Isa e eu tenho 15 anos..estou no 1° colegial... =)

Obrigada.

Isa ;)
isabelaribeiro_12@hotmail.com

Romano disse...

Imagina!! é um prazer ajudar

qualquer coisa meu msn é vitorromano@hotmail.com

Bernardete Baronti disse...

Estava no Yahoo respostas quando me deparei com o endereço
do seu blog.
Acabei de ler a sua matéria.Você é professor,historiador ou ambos?
Como está Kosovo atualmente?

Saudações