segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cruzadas Capítulo 4: Finalmente, a Primeira Cruzada

Hoje vou falar da Primeira Cruzada, achei melhor toda aquela introdução das postagens anteriores que eu fiz para o leitor não ficar "boiando", foi melhor assim.

--> A Primeira Cruzada.

Os nobres europeus que responderam ao apelo do papa Urbano gastaram a maior parte do ano de 1097 preparando sua expedição.Cada um comandando seu próprio exercito, se encontraram em Constantinopla, e no começo de 1097 já cruzaram o Estreito de Bósforo.
A caminho de Antioquia, sitiaram a cidade de Nicéia, ocupada pelos turcos.A conquista de Nicéia era muito importante porque a cidade ficava bem próxima de Constantinopla.Cercados por terra pelos Cruzados e por mar pelos navios Bizantinos, os turcos renderam-se ao imerador Aleixo, que prometeu respeitar a vida dos habitantes.


-> O cerco de Antioquia.

Os cruzados continuaram seu caminho atravessando a Síria, a jornada foi muito difício, cheia de desintendimentos entre os chefes cristãos e duros combates com os turcos.
No fim de 1097, chegaram a Atioquia, onde a conquista foi muito longa e penosa, Durante sete meses os cruzados sitiaram a cidade sem conseguir vencer a resistencia de seus defensores.
FInalmente em Julho de 1098, os exércitos cristãos conseguiram ultrapassar as muralhas , graças a ajuda de alguns oradores cristãos que facilitaram sua entrada.
Alguns dias mais tarde, um novo exército muçulmano chegou e cercou Antioquia com os cruzados dentro. Depois de uma batalha muito dificil, os cruzados conseguiram romper o cerco e reiniciar sua marcha em direção a Jerusalém.

-> Jerusalém.

Os Cruzados chegaram em Jerusalém um ano após a tomada de Antioquia. Seus primeiros ataques foram facilmente repelidos, em Julho o exército cristão jejuou e orou pela vitória. No dia 14 de Julho, teve início o principal ataque.
Por volta do meio dia do dia seguinte, os cruzados escalaram as muralhas e abriram um de seus portões. Os que estavam fora da cidade correram para dentro e massacraram impiedosamente seus habitantes. Judeus e muçulmanos foram igualmente sacrificados.
Na igreja do Santo Sepulcro, os cruzados caíram de joelhos em agradecimento a Deus pela vitória. Fora da igreja, o sangue sangue de suas vítimas jorrava pelas ruas.

Jerusalém era um lugar santo para cristãos e muçulmanos.O brutal massacre pelos cristãos pôs fim ás esperanças de que as duas religiões pudessem compartilhar pacificamente da cidade. O massacre também fez com que os muçulmanos se mostrassem tão fanáticos em sua determinação de expulsar os cristãos da Terra Santa quando estes em sua obstinação de permaneceram lá.

sábado, 8 de dezembro de 2007

Cruzadas Capítulo 3: A Cruzada dos Mendigos e os Dois Impérios.

Depois de mais de 1 mes sem postagens e de muita ralação, vou continuar a saga das cruzadas!
Me desculpem pela demora, mas minha vida estava muito corrida e eu tive que dar um tempo em algumas coisas para dar prioridade a outras.

Bom, voltando então!

--> Os dois Impérios.

Os romanos governaram por muitos séculos um territorio que tomava quase toda a Europa, uma parte da àsia e da África.
Nos séculos iniciais depois de Cristo, o poder do Império romano decaiu e o que restou foi dividido em duas partes:
- O Império Romano do Ocidente.
- O Império Romano do Oriente. (Ou Império Bizantino)

Em 476 o Império Romano do Ocidente foi tomado e conquistado pelos Bárbaros, assim se fragmentou numa multidão de reinos, condados e ducados.Seu comercio foi reduzido ao mínimo e preticamente não havia mais cidades.
O Império do Oriente manteve-se firme por mais Mil anos e ao contrario da Europa, sua vida urbana se conservou ativa. A sua capital, Constantinopla (hoje Istambul, Turquia) era uma cidade que ficava entre a Europa e a Ásia num local chamado estreito de Bósforo.
Ambos Impérios eram Cristãos embora com tradições diferentes, os europeus pertenciam a igreja Católica e obedeciam ao Papa, já os fiéis orientais eram em sua maioria Ortodoxos, separados da Igreja de Roma desde 1054.


--> Pedro, o Eremita.

Pedro era um francês de meia idade, pequeno e atarracado. Aonde quer que fosse, sempre cavalgava em um jumento de aspecto lamentável. Seus pés, suas mãos e suas roupas estavam sempre sujas.
Contudo, para o povo da época, esses eram sinais evidentes de sua santidade. Quando pregava . milhares de pessoas abandonavam tudo para seguí-lo

Pedro, o Eremita mostra o caminho de Jerusalém aos cruzados

--> Cruzada dos Mendigos.

Enquanto os nobres se preparavam para a cruzada, pregadores levavam a mensagem do Papa ás pessoas comuns. Um desses pregadores, Pedro, o Eremita, inspirava seus ouvintes com tanto entusiasmo que milhares deles passaram a seguí-lo.
Em 1096, os pregadores de Pedro se reuniram em Colônia, na Alemanha. Esses futuros cruzados não formavam um exército disciplinado que o Papa tão queria. Alguns eram mendigos e ladrões; a maioria era composta de camponeses pobres, levando consigo toda sua família.
No início do verão, usando cruzes vermelhas pregadas na roupa, esse exército marchou a caminho de Jerusalém. Quando não conseguiam obter com esmola o que precisavam, roubavam os camponeses, assaltavam aldeias e até mesmo cidades.
Em julho aquela multidão incontrolável e maltrapilha chegou a Constantinopla, onde saqueou as casas dos subúrbios e aterrorizou a população. Depois de atravessar o Estreito de Bósforo , os peregrinos tiveram de enfrentar o pior: O Exército Turco.

-> O Massacre.

Os cruzados se instalaram desordenadamente em uma fortaleza abandonada. Um grupo saiu para saquear os arredores foi surpreendido e aniquilado. Quando o exército turco se aproximou da fortalza, os cruzados lançaram-se insanamente contra ele.
Sua derrota foi total, milhares de baixas. Alguns foram capturados e vendidos como escravos; outros escaparam e conseguiram ser resgatados.

Os Seguidores de Pedro, com pouquíssimas armas e sem treinamento militar, partiam para a luta com a confiança que Deus lhes daria a vitória. Mas não podiam fazer frente ao exército turco, acostumado á batalha, e foram massacrados sem piedade.

domingo, 21 de outubro de 2007

Holocausto




Fique por dentro desse assunto!!!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cruzadas Capítulo 2: Cristãos e Muçulmanos

Olá pessoal! Tudo ok???

Hoje vou continuar a saga das Cruzadas, no post passado falei sobre os Lugares Santos, enatão, se voce está começando a ler o blog por este post da uma abaixadinha na barra de rolagem e leia o capitulo 1 antes rs.

Capítulo 2:
Cristãos e Muçulmanos.

Bom, vou falar hoje dos Cristãos e dos Muçulmanos.
Mesmo a distãncia que separa a Europa Ocidental da Terra Santa, milhares de peregrinos faziam longas e arriscadas viagens para chegar até lá. Alguns iam antes a Roma, visitar os lugares sagrados de lá e em seguida partiam de algum porto italiano para a Palestina, mas as pessoas mais pobres faziam esse caminho todo á pé!
Na jornada, os peregrinos corriam diversos riscos. Alguns se perdiam , muitos eram assaltados e até mesmo morriam nas estradas. E apesar de tudo isso, milhares de pessoas se empreendiam a viagem.
Em +/- 638 d.C, os árabes, de fé islamica, tomaram jerusalém e a Palestina. Por séculos essa ocupação nao criou grandes problemas para os cristãos, pois os árabes deixavam que eles entrassem e partissem livremente.Porém, em 1071, a Terra Santa foi capturada pelos turcos, também muçulmanos, que passaram a se mostrar hostis aos cristãos. Em consequencia, entre 1095 e 1291 os cristãos organizaram as crizadas, várias expedições de guerra para expulsar da Terra Santa os "infiéis".

Os Bizantinos e os Turcos:

Na sua expansão, os turcos travaram uma longa guerra com o Império Bizantino, o grande reino cristão com sede em Constantinopla. Em 1071, ao mesmo tempo que tomaram Jerusalém, impuseram uma grande derrota ás tropas bizantinas.(isso mostra como os turcos tinham um império muito forte na época).
A partir daí, o enfraquecido Império Bizantino pouco pôde fazer para impedir a expansão turca, até que em 1095, o Imperador Aleixo Comneno pediu ajuda ao papa Urbano II para lutar com seus inimigos e reconquistar a Terra Santa.

->Guerra aos Infiéis!!

O papa Urbano II obviamente respondeu ao apelo do Imperador Aleixo. No mesmo ano, encerrou um concílio dos bispos em Clermont na França com um apelo aos cristão, ricos ou pobres, para que empunhassem armas e expulsassem os turcos infiéis.
Todo esse alvoroço religioso espalhou-se por toda Europa.
As pessoas acreditavam que o cristianismo estava em perigo e que defendê-lo era vontade de Deus. O papa Urbano havia prometido que todas as pessoas que partissem para a luta teriam seus pecados perdoados e iriam para o céu após a morte, porém séculos de guerra estavam para começar.

->Cruzados

Os cavaleiros que em 1095 atenderam ao chamado do papa para fazerem parte de uma expedição á Terra Santa escolheram como símbolo uma cruz pintada na armadura ou bordada as vestes. Por isso foram chamados Cruzados. Eles seriam os guerreiros da cruz, os defensores do cristianismo. Dizia-se que as pessoas que partiam numa crizada haviam "tomado a Cruz".



Muito bem, finalizando o capítulo 2 da saga.
No próximo capítulo vou dar uma pincelada no que foi o Império Romano, falar da Cruzada dos Mendigos e falar também quem foi Pedro, o Eremita.
Até lá!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Cruzadas Capítulo 1: Os Lugares Santos

Olá Pessoal!!
Hoje vou começar a falar das Cruzadas, porém como esse assunto é muito extenso vou dividir em alguns capítulos para nao ficar tão cansativo.
Bom, para começar a falar nas cruzadas, é necessário conhecer o Lugares Santos no qual as cruzadas ocorreram.

CAPÌTULO 1
Lugares Santos:

A cidade de Jerusalém e a Terra Santa se situam ao leste do mar mediterrâneo, na antiga Palestina atual Israel. Esse local é uma região sagrada para os fiéis de 3 grandes religiões:

O JUDAÍSMO
O CRISTIANISMO
O ISLAMISMO

e desde muito tempo os fiéis a essas religiões fazem peregrinações a Jerusalém para venerar os Lugares Santos.
Na Idade média, os cristãos acreditavam que os lugares onde os santos viveram , seus objetos e principalmente o que restava de seus corpos, possuíam poderes milagrosos, que poderiam curar doenças e salvar pecadores.
Claro que haviam lugares de veneração espalhado por todo mundo cristão, porém, a Terra Santa, onde Jesus viveu, era o mais sagrado de todos.
Para os Judeus, é a principal cidade da sua antiga pátria e ali se encontram vários locais sagrados como as ruínas do Templo de Salomão.
Para os Muçulmanos a cidade é reverenciada porque eles acreditam que o profeta Maomé subiu ao céu de uma rocha situada no coração da cidade.
Os cristãos a veneram porque, como dito um pouco acima, Jesus viveu uma parte de sua vida ali e andou pelas ruas com seus apóstolos, e em Jerusalém ele morreu, foi sepultado e, segundo a fé cristã, ascendeu ao céu....mas toda essa história religiosa fica para depois.

Para o Proximo capítulo,vou falar dos Cristãos e Muçulmanos e também do Turcos e Bizantinos.


Tem alguma duvida??esqueci de algo importante??critica?sugestão?
Comente...sua opnião é importante!
Até mais!!!

sábado, 13 de outubro de 2007

Começo da História!

Olá pessoal!! Esse é o primeiro post do blog e espero q vá para frente!!
Como já deu para perceber, esse é um blog de História, isso mesmo História, a matéria escolar mais odiada da maioria dos alunos rs.
Aqui irei relatar fatos, personagens, eventos, análises com cunho histórico de um jeito irreverente e que nao te faça dormir rs.

Bom...como toda história tem um começo, nada melhor que começarmos a falar da Pré-História, um período interessante e cheio de mudanças.

A pré-história foi o período onde não havia a escrita, por volta do ano de 4000 a.C. A Pré-História é dividida em 2 períodos que tenho certeza que você já ouviu falar:

1.Paleolítico.
2.Neolítico.

Vamos Começar pelo Paleolítico.

O período Paleolítico, mais conhecido como período da pedra lascada, foi onde surgiu o homem e a revolução agrícola.
No período paleolítico o homem vivia em hordas, tambem conhecido como bandos, que são aglomerações sem líder e sem organização.
Basicamente viviam da caça, da pesc
a e da coleta de frutos, porém quando acabavam esses frutos e a caça ia de mal a pior, esse bando se mudava para um outro lugar onde havia abundância de alimentos e água, mostrando assim, uma das maiores características do período: o Nomadismo.
Palolítico é um período que não há a proprieda
de privada, e como viviam numa anarquia (sem estado, sem líder, sem leis) o que regia era a lei do mais forte, onde tudo se resolvia no tapa.
No período surgiu os intrumentos de pedras lascadas como facas e lanças, porém, a principal arma era o Arco e Flecha.
Revolução Agrícola: A revolução agrícola soi o momento em que o homem domestica as plantas e os animais. A partir desse exato momento, o período Paleolítico fica para tráz, dando espaço para o o peíriodo...

Neolítico:

O período Neolítico significou um avanço extraordinário na vida dos homens. A partir desse período, o homem passa a viver da agricultura, se tornando Sedentário.
O néolítico representa também o surgimento da preciosa Propriedade Privada e da divisão de trabalho por sexo ( o homem fazia o trabalho pesado e a mulher cuidava da família e dos afazeres domiciliares)
Surgiu também a cerâmica e a religião, que servia de explicação para tudo, como por exemplo as estações do ano, elementos naturais e chuvas e secas, um exemplo:
Um grupo de agricultores passa por uma situação muito dicifil, onde o tempo está muito seco e a suas plantações não geram alimentos. Um cidadão, tentando achar uma resposta a isso tudo se reúne com os agricultores e diz:
-Meu deus está muito furioso, por este motivo não conseguimos colher nada. Vamos agradá-lo, sacrifiquem esse homem como oferenda.
Essa situação acontecia muito na civilização Maia, primcipalmente entre os anos 900 e 200 a.C, mas isso fica para depois.



E aí?? ainda está acordado?
Tem alguma sugestão, critica ou quer abordar algum assunto nesse blog??
Deixe um comentario, afinal esse blog é a cima de tudo democrático.

Até mais!!