segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Cruzadas Capítulo 4: Finalmente, a Primeira Cruzada

Hoje vou falar da Primeira Cruzada, achei melhor toda aquela introdução das postagens anteriores que eu fiz para o leitor não ficar "boiando", foi melhor assim.

--> A Primeira Cruzada.

Os nobres europeus que responderam ao apelo do papa Urbano gastaram a maior parte do ano de 1097 preparando sua expedição.Cada um comandando seu próprio exercito, se encontraram em Constantinopla, e no começo de 1097 já cruzaram o Estreito de Bósforo.
A caminho de Antioquia, sitiaram a cidade de Nicéia, ocupada pelos turcos.A conquista de Nicéia era muito importante porque a cidade ficava bem próxima de Constantinopla.Cercados por terra pelos Cruzados e por mar pelos navios Bizantinos, os turcos renderam-se ao imerador Aleixo, que prometeu respeitar a vida dos habitantes.


-> O cerco de Antioquia.

Os cruzados continuaram seu caminho atravessando a Síria, a jornada foi muito difício, cheia de desintendimentos entre os chefes cristãos e duros combates com os turcos.
No fim de 1097, chegaram a Atioquia, onde a conquista foi muito longa e penosa, Durante sete meses os cruzados sitiaram a cidade sem conseguir vencer a resistencia de seus defensores.
FInalmente em Julho de 1098, os exércitos cristãos conseguiram ultrapassar as muralhas , graças a ajuda de alguns oradores cristãos que facilitaram sua entrada.
Alguns dias mais tarde, um novo exército muçulmano chegou e cercou Antioquia com os cruzados dentro. Depois de uma batalha muito dificil, os cruzados conseguiram romper o cerco e reiniciar sua marcha em direção a Jerusalém.

-> Jerusalém.

Os Cruzados chegaram em Jerusalém um ano após a tomada de Antioquia. Seus primeiros ataques foram facilmente repelidos, em Julho o exército cristão jejuou e orou pela vitória. No dia 14 de Julho, teve início o principal ataque.
Por volta do meio dia do dia seguinte, os cruzados escalaram as muralhas e abriram um de seus portões. Os que estavam fora da cidade correram para dentro e massacraram impiedosamente seus habitantes. Judeus e muçulmanos foram igualmente sacrificados.
Na igreja do Santo Sepulcro, os cruzados caíram de joelhos em agradecimento a Deus pela vitória. Fora da igreja, o sangue sangue de suas vítimas jorrava pelas ruas.

Jerusalém era um lugar santo para cristãos e muçulmanos.O brutal massacre pelos cristãos pôs fim ás esperanças de que as duas religiões pudessem compartilhar pacificamente da cidade. O massacre também fez com que os muçulmanos se mostrassem tão fanáticos em sua determinação de expulsar os cristãos da Terra Santa quando estes em sua obstinação de permaneceram lá.

Nenhum comentário: