sábado, 8 de dezembro de 2007

Cruzadas Capítulo 3: A Cruzada dos Mendigos e os Dois Impérios.

Depois de mais de 1 mes sem postagens e de muita ralação, vou continuar a saga das cruzadas!
Me desculpem pela demora, mas minha vida estava muito corrida e eu tive que dar um tempo em algumas coisas para dar prioridade a outras.

Bom, voltando então!

--> Os dois Impérios.

Os romanos governaram por muitos séculos um territorio que tomava quase toda a Europa, uma parte da àsia e da África.
Nos séculos iniciais depois de Cristo, o poder do Império romano decaiu e o que restou foi dividido em duas partes:
- O Império Romano do Ocidente.
- O Império Romano do Oriente. (Ou Império Bizantino)

Em 476 o Império Romano do Ocidente foi tomado e conquistado pelos Bárbaros, assim se fragmentou numa multidão de reinos, condados e ducados.Seu comercio foi reduzido ao mínimo e preticamente não havia mais cidades.
O Império do Oriente manteve-se firme por mais Mil anos e ao contrario da Europa, sua vida urbana se conservou ativa. A sua capital, Constantinopla (hoje Istambul, Turquia) era uma cidade que ficava entre a Europa e a Ásia num local chamado estreito de Bósforo.
Ambos Impérios eram Cristãos embora com tradições diferentes, os europeus pertenciam a igreja Católica e obedeciam ao Papa, já os fiéis orientais eram em sua maioria Ortodoxos, separados da Igreja de Roma desde 1054.


--> Pedro, o Eremita.

Pedro era um francês de meia idade, pequeno e atarracado. Aonde quer que fosse, sempre cavalgava em um jumento de aspecto lamentável. Seus pés, suas mãos e suas roupas estavam sempre sujas.
Contudo, para o povo da época, esses eram sinais evidentes de sua santidade. Quando pregava . milhares de pessoas abandonavam tudo para seguí-lo

Pedro, o Eremita mostra o caminho de Jerusalém aos cruzados

--> Cruzada dos Mendigos.

Enquanto os nobres se preparavam para a cruzada, pregadores levavam a mensagem do Papa ás pessoas comuns. Um desses pregadores, Pedro, o Eremita, inspirava seus ouvintes com tanto entusiasmo que milhares deles passaram a seguí-lo.
Em 1096, os pregadores de Pedro se reuniram em Colônia, na Alemanha. Esses futuros cruzados não formavam um exército disciplinado que o Papa tão queria. Alguns eram mendigos e ladrões; a maioria era composta de camponeses pobres, levando consigo toda sua família.
No início do verão, usando cruzes vermelhas pregadas na roupa, esse exército marchou a caminho de Jerusalém. Quando não conseguiam obter com esmola o que precisavam, roubavam os camponeses, assaltavam aldeias e até mesmo cidades.
Em julho aquela multidão incontrolável e maltrapilha chegou a Constantinopla, onde saqueou as casas dos subúrbios e aterrorizou a população. Depois de atravessar o Estreito de Bósforo , os peregrinos tiveram de enfrentar o pior: O Exército Turco.

-> O Massacre.

Os cruzados se instalaram desordenadamente em uma fortaleza abandonada. Um grupo saiu para saquear os arredores foi surpreendido e aniquilado. Quando o exército turco se aproximou da fortalza, os cruzados lançaram-se insanamente contra ele.
Sua derrota foi total, milhares de baixas. Alguns foram capturados e vendidos como escravos; outros escaparam e conseguiram ser resgatados.

Os Seguidores de Pedro, com pouquíssimas armas e sem treinamento militar, partiam para a luta com a confiança que Deus lhes daria a vitória. Mas não podiam fazer frente ao exército turco, acostumado á batalha, e foram massacrados sem piedade.

Nenhum comentário: